Assuntos relacionados às matérias dadas na Escola de Mestres, dicas de leitura, temas atuais.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
O búfalo, o leão e o crocodilo
Esta é uma versão condensada, com pouco mais de 2 minutos (a original tinha 9), do vídeo usado na aula de liderança. Usamos os exemplos do reino animal como ilustração para as boas atitudes de liderança. Se você não viu ainda o vídeo e fica impressionado com o sofrimento dos animais, não se preocupe, o final é feliz. Tente prestar mais atenção no vídeo do que nas reações da platéia japonesa do programa (se puder).
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Valores no Coração
Há uma expressão que diz “Não existe jeito certo de fazer a coisa errada”; isso é verdade, o que é errado é errado e não adianta tentar fazer do jeito certo. Mas será que existe “jeito errado de fazer a coisa certa”? Sim, mesmo a atitude aparentemente correta pode ser feita de modo errado ou com a motivação errada.
Seguir uma série de regras, impressa em um manual da igreja, empresa ou de qualquer outra instituição, não é muito difícil. Um passo além, no entanto, damos quando internalizamos os valores expressos nessas regras e os praticamos com um coração íntegro.
O apóstolo Paulo nos aconselha em sua carta aos Filipenses: “Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros” (Filipenses 2:3,4).
Este é apenas um dos inúmeros textos bíblicos que demonstram o quanto Deus se preocupa, não somente com a sua ação, mas com a sua motivação.
Os mais pragmáticos podem defender que o que importa são os resultados; mas será que resultados duradouros podem ser alcançados quando desprezamos os valores essenciais que estão por trás das regras que seguimos?
Encerro com uma promessa do livro dos Salmos para você “No coração, tem ele a lei do seu Deus; os seus passos não vacilarão” (Salmos 37:31).
quinta-feira, 9 de abril de 2009
A missão: ontem e hoje
Muitas coisas estão mudando ao nosso redor. Por sinal, uma marca clara desse tempo é que as mudanças ocorrem cada vez mais rápido. Mudanças que demoravam um século para acontecer passaram a ocorrer em uma década. Hoje já mudam, em alguns casos, de um ano para o outro.
Certas coisas, no entanto, permanecem. Isso se dá especialmente com aquilo que vem de Deus, como a missão da igreja.
Quando Jesus subiu aos céus, ordenou aos discípulos que ficassem em Jerusalém até serem revestidos do Espírito Santo para, então, darem início ao cumprimento de sua missão. Uma semana depois, cumpriu-se a promessa, o Espírito Santo foi derramado, e todos que estavam reunidos no cenáculo foram cheios do Espírito Santo.
A missão dada a eles, no início do primeiro século, é exatamente a mesma que temos hoje. Mas e a maneira como estamos realizando-a... será que é a mesma? Vamos relembrar algumas das marcas do Evangelismo registrado em Atos para renovarmos nossa visão e motivação:
a) Intensidade: Os discípulos testemunhavam todos os dias, não cessando de anunciar a Jesus Cristo (Atos 2:46,47; 5:42).
b) Dinamismo: Eles não esperavam que as pessoas lhes viessem ao encontro, pelo contrário, saiam à procura delas, percorrendo ruas, vilas e cidades, ensinando e proclamando incessantemente o evangelho.
c) Ousadia: Homens iletrados enfrentaram sábios; pobres e humildes desafiaram ricos e poderosos, testemunhando de Cristo mesmo quando ameaçados. (Atos 4:19-31).
d) Dependência do Espírito Santo: Os primeiros discípulos viviam cheios do Espírito Santo e de alegria no espírito. Este era o grande segredo da evangelização daqueles dias. (Atos 4:8; 5:17-41; 7:55).
e) Dispersão: A ordem dada por Jesus aos seus discípulos não estava sendo cumprida em sua totalidade, pois os mesmos permaneciam em Jerusalém, “tendo tudo em comum”, não tinham tomado consciência da grande missão de ir aos “confins da terra”. Então Deus permitiu que viesse sobre eles grande perseguição, que os dispersou (Atos 6:8 a 9:43). Como resultado, os crentes deixaram Jerusalém, indo em todas as direções, pregando e testemunhando a respeito de Cristo. Filipe descobre sua vocação de evangelista indo para Samaria, onde faz maravilhas, levando centenas de pessoas à fé (At 8:4-13). Alguns discípulos de origem gentílica chegam até Antioquia da Síria, onde muitos se convertem, tendo-se iniciado a formação do poderoso núcleo do Evangelho, que foi a Igreja de Antioquia, que mais tarde envia Paulo e Barnabé para a obra missionária. (At 11:19-26; 13:1-3)
Hoje, Deus está nos chamando a voltar ao vigor dos primeiros tempos da igreja. As células, o “encontro” e a “escola de líderes” são instrumentos importantes para ajudá-lo a experimentar este renovo.
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Firme seus valores
“Firme seus valores”
Confesso que não fui muito original ao escolher o título desse artigo; eu o copiei de um excelente livro de Charles Swindoll. Mas, por que é mesmo que eu preciso firmar meus valores?
A questão fundamental que precisamos entender é que os valores definem o nosso destino. Talvez você nunca tenha pensado nisso, afinal, na prática, o que vemos é que a maior parte das pessoas atribui a outros fatores o seu sucesso ou derrota diante da vida. Seria o acaso das “oportunidades” que define nosso destino? Estar no lugar certo, na hora certa? E o estudo, o preparo intelectual? Certamente é importante, mas será que é o único fator determinante? Ou então, como pensa a maioria, ainda que relute em confessar, é o dinheiro (ou a falta dele) que define nosso destino?
Não, nenhum desses fatores é tão importante para definir seu destino nessa vida como os seus valores.
Há uma frase bastante repetida por aí que diz: "Quem semeia um pensamento, colhe um ato; quem semeia um ato, colhe um hábito; quem semeia um hábito, colhe um caráter; quem semeia um caráter, colhe um destino". É no pensamento e nos valores que lhe são peculiares que se encontra a semente que, plantada, produzirá seus frutos para o bem ou para o mal.
A Bíblia também nos diz, no livro de Provérbios, conhecido por sua ênfase na sabedoria, que: “ Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Pv 4:23).
Sobre tudo, acima de tudo, que se deve guardar, guarde o seu coração, os valores que orientam sua vida. A sabedoria bíblica, especialmente em sua origem Hebraica, tem essa característica de ser franca e direta. Na tradução na linguagem de hoje o texto se torna ainda mais claro: “ Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.” (BLH).
Firme seus valores; você estará firmando toda a sua vida.
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Ano novo: Vida nova?
“ De noite indago o meu íntimo, e o meu espírito perscruta.” (Salmos 77:6)
A bíblia nos ensina a fazermos um exame de nossa vida, com o objetivo de permitirmos a ação de Deus no direcionamento de nossos passos.
Muitos têm o hábito de fazer esse “auto-exame” na virada de cada ano, mas isso se mostra insuficiente. Os alvos estabelecidos nesse momento são muito frágeis e rapidamente esquecidos quando somos envolvidos pelas pressões da vida diária. Os alvos de um ano novo tornam-se, assim, apenas um vago desejo que se tornará em frustração ao final de mais um ano.
Se você deseja, realmente, que esses desejos de mudança e realização se tornem conquistas efetivas, você precisa expor sua vida diariamente ao crivo de Deus, ao exame de suas motivações e direções.
Veja como você pode ser abençoado ao fazer isso:
• Você não precisará se levado por circunstâncias e fraquezas - “ Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17:9).
• Você pode permitir que Deus corrija sua vida antes que você precise de disciplina - “ Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.” (1 Co 11:31-32)
• Você poderá ter mais confiança diante de Deus - “ Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável.” (1 Jo 3:21-22 )
• Você terá a oportunidade de voltar para Deus se o seu caminho estiver errado - “ Considero os meus caminhos e volto os meus passos para os teus testemunhos.” (Sl 119:59)
Faça diariamente essa oração e você descobrirá que este pode ser mesmo um “Ano Novo”:
“ Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” (Sl 139:23-24).
Assinar:
Postagens (Atom)