quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Ano novo: Vida nova?


“ De noite indago o meu íntimo, e o meu espírito perscruta.” (Salmos 77:6)

A bíblia nos ensina a fazermos um exame de nossa vida, com o objetivo de permitirmos a ação de Deus no direcionamento de nossos passos.
Muitos têm o hábito de fazer esse “auto-exame” na virada de cada ano, mas isso se mostra insuficiente. Os alvos estabelecidos nesse momento são muito frágeis e rapidamente esquecidos quando somos envolvidos pelas pressões da vida diária. Os alvos de um ano novo tornam-se, assim, apenas um vago desejo que se tornará em frustração ao final de mais um ano.
Se você deseja, realmente, que esses desejos de mudança e realização se tornem conquistas efetivas, você precisa expor sua vida diariamente ao crivo de Deus, ao exame de suas motivações e direções.
Veja como você pode ser abençoado ao fazer isso:
• Você não precisará se levado por circunstâncias e fraquezas - “ Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17:9).
• Você pode permitir que Deus corrija sua vida antes que você precise de disciplina - “ Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.” (1 Co 11:31-32)
• Você poderá ter mais confiança diante de Deus - “ Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável.” (1 Jo 3:21-22 )
• Você terá a oportunidade de voltar para Deus se o seu caminho estiver errado - “ Considero os meus caminhos e volto os meus passos para os teus testemunhos.” (Sl 119:59)

Faça diariamente essa oração e você descobrirá que este pode ser mesmo um “Ano Novo”:
“ Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” (Sl 139:23-24).