segunda-feira, 9 de junho de 2008

Substituição no time dos Santos



Não se engane, não vamos falar de futebol, mas de algo muito mais importante. Do esporte quero trazer apenas uma imagem que sempre me vem à mente quando um servo de Deus parte desse estágio da vida para um outro, muito mais abençoado.
Quando morre um Homem ou uma mulher de Deus que, realmente, serviu a Deus em sua geração e fez diferença, alguém que pode declarar como o apóstolo Paulo “combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé”, a primeira sensação que me vem é a de responsabilidade. Me vem a mente aquela imagem do jogador que sai de campo e cumprimenta o seu companheiro que entra em seu lugar, como que dizendo “agora é com você, eu fiz a minha parte”.
Meu sogro, Pr. Isaías, partiu há poucos dias e, no culto de gratidão a Deus pela vida dele, tive novamente essa sensação. Muitas pessoas testemunharam sobre como ele viveu para Deus. O que mais me marcou foi o testemunho de um Pastor que contou sobre como o Pr. Isaías pregou para a sua família, levando-os a crer no evangelho e desistir das feitiçarias com que se envolviam antes, tendo, num só dia, batizado 23 membros da família. Esse pastor, na época um jovem de 14 anos, movido pelo exemplo do pastor que lhe pregara o evangelho decidiu que, a despeito de todas as suas dificuldades, seria um dia um bacharel em teologia e direito, como meu sogro. Ali estava ele, pastor e advogado, testemunhando da influência abençoadora que o Pr. Isaías teve em sua vida.
Quando vejo exemplos como esse não posso pensar em outra coisa, senão que precisamos honrar vidas assim, não com elogios e honras humanas, mas seguindo o seu bom modelo.
Houve uma substituição no time dos Santos, alguém saiu de campo e quem fica aqui tem a responsabilidade de levar o jogo adiante, de ampliar o placar, manter o time unido e focado em novas conquistas.
O Pr. Isaías fez a sua parte, agora é comigo e com você... o campeonato ainda não terminou.

Cura Interior


Embora a Bíblia não utilize os termos “cura interior” ou “cura emocional”, basta um olhar cuidadoso para perceber que muitos textos apontam para essa realidade. Veja os textos abaixo, por exemplo, pensando sobre o que eles ensinam a respeito da cura emocional:

“O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram” (Is 61:1-2).

“ Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos. Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” (Rm 8:26-30)

“ e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo 8:32).

“ Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (Jo 8:36).

“ O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (Jo 10:10).

“ para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças.” (Mt 8:17).

“ Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.” (Gl 5:1).

“ Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” (Tg 5:16).

TRÊS FORMAS COMO DEUS OPERA E CURA
• Cura direta mediante conhecimento e apropriação das verdades bíblicas.
• Cura no grupo mediante ministração dos dons na igreja
• Cura com um conselheiro mediante oração e ministração feita pelo Espírito Santo através de um conselheiro que tenha dons e unção para ministrar nesta área.

OBS: Em qualquer dos três casos a cura completa ocorre em um processo de duração variável, e não instantâneamente, embora haja momentos marcantes que aceleram o processo.

O PROCESSO DA CURA
• Encarar o problema. Isto inclui compartilhar e confessar (Tg 5.16) .

• Aceitar sua responsabilidade no fato.

• Examinar-se: veja se realmente deseja ser curado.

• Perdoar todos os envolvidos no problema.

• Perdoar a si mesmo.

• Pedir revelação do Espírito Santo sobre qual é realmente o problema e como orar (Rm 8:26).