quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Os dons espirituais e a cura emocional


Na última aula do módulo “Vida no Espírito” falamos sobre o papel do Espírito Santo no nosso crescimento, tanto espiritual como emocional. No texto abaixo destaco, especialmente, a questão dos dons espirituais. Não é difícil perceber como eles são importantes para que a igreja promova cura e crescimento emocional.

Uma igreja viva é aquela em que existe liberdade e orientação para a manifestação e prática dos dons espirituais. Tanto a restrição à prática dos dons como o mau uso deles trazem sérias limitações ao poder restaurador que o Pai confiou à sua igreja, visando à edificação e ao crescimento do corpo de Cristo.

Os dons são ferramentas ou armas espirituais que Deus nos presenteou para ampliar a nossa capacidade de abençoar uns aos outros. Os dons espirituais nos levam além dos limites da capacidade natural do homem.

Por intermédio de dons, como: "palavra de conhecimento", "palavra de sabedoria" e "discernimento de espíritos", Deus nos revela como tratar problemas que uma terapia humana levaria um longo tempo para diagnosticar, e que, provavelmente, não trataria de forma eficaz.

Por meio de dons, como: "profecia" e "ensino", Deus traz fundamentos e direções para estabelecer novos princípios em nossa vida, que nos levarão a viver segundo a vontade do Senhor, e não segundo as distorções que o diabo tentou estabelecer em nossa vida.

Por meio de dons, como: "serviço" e "misericórdia", pessoas rejeitadas e com a auto-estima destruída são acolhidas e recebem apoio para se levantar.

Enfim, não é difícil constatar que a maioria dos dons tem implicações na cura e na restauração da personalidade, e visam à edificação da igreja. Na minha opinião, é muito difícil imaginar uma igreja edificada, porém cheia de feridas emocionais e distorções na personalidade.

Embora existam muitas dificuldades em relação aos dons espirituais, pois há divergências na maneira como se interpreta o dignificado deles, devemos buscar a orientação necessária para que vivamos atuantes nos dons espirituais. Entre outras coisas, eles são fundamentais para a cura e restauração em nossa personalidade.

Nenhum comentário: