quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Líder do "futuro"


Não tenho a menor ideia sobre quais são as convicções religiosas de Max Gehringer, ex-executivo de várias empresas de sucesso e atualmente escritor e palestrante na área de liderança e motivação, mas achei perfeita a sua abordagem no vídeo acima (na verdade, uma breve palavra feita para um programa de rádio).
Obviamente, não me surpreendi ao ver que os conselhos sábio da Palavra de Deus são tão atuais e respondem perfeitamente às necessidades do homem moderno e até do "líder do futuro". Confesso, no entanto, que tive uma agradável sensação ao ouvir a palavra dele e ver que outros reconhecem esta verdade.
O que tem me surpreendido nos últimos tempos é a atitude inversa, ou seja, pessoas cristãs, que frequentam uma igreja e são conhecedoras das riquezas da Palavra de Deus mas as tem desprezado.
Tenho ouvido até mesmo em pregações conceitos que nada tem a ver com a Palavra de Deus, mas parecem ter sido retirados do mais recente livro de auto-ajuda a fazer sucesso nas livrarias. Nada contra a leitura de livros que não sejam "evangélicos", desde que a pessoa seja, antes de tudo, um profundo conhecedor do próprio evangelho.
O que me preocupa, em alguns casos, é a atitude tímida em sua fé, demonstrada pelos cristãos que tem receio de aplicar os princípios bíblicos na solução de seus problemas. Parece que para estes a bíblia é, apenas, um livro religioso, mas sem eficácia no mundo moderno e nas decisões práticas da vida.
Vejo gente impressionada com as maravilhosas lições de vida que encontraram no livro de auto-ajuda e que não percebem que tais verdades já estão, há muito tempo, no livro que nos traz a ajuda do alto.
Me alegro em ver Max Gehringer procurar na Bíblia a inspiração para formar os líderes do futuro, mas me preocupo com os cristãos que pouco conhecem a bíblia e estão se enchendo com conceitos, muitas vezes equivocados, de fontes duvidosas.

2 comentários:

Ester disse...

Concordo plenamente com a palavra do Pr. José Luiz. Muitas vezes os crentes deixam de ler a Biblia, (que deve ser prioridade para as nossas vidas), para ler um livro de auto-ajuda e se orientar por ele.
Precisamos tomar uma posição, se não não teremos o que dizer para aquele que precisa tanto de uma palavra de restauração.

Paulo S. Biscardi disse...

Também estou de acordo.
O pior, no entanto, é que o problema não se restringe ao assunto de liderança ou auto-ajuda. Muitas pessoas buscam ajuda para diversos problemas em diversas fontes, mas se esquecem que a Bíblia oferece soluções para diversas situações, principalmente quando deixamos que o Espírito nos mostre tais soluções.